top of page
Buscar

POR QUÊ UTILIZAR A CORDA NAVAL COMO MEIO DE TREINAMENTO AERÓBICO

Quando pensamos em treinamento aeróbico logo nos remetemos a corrida, ciclismo ou natação. Afinal de contas, para que consigamos melhorar nossa capacidade de produzir energia por tempo prolongado, necessitamos de meios de treinamento denominados "cíclicos" onde conseguimos repetir o gesto motor por maiores durações. Contudo, recentemente têm-se atendado para a utilização da corda naval, como meio de treinamento aeróbico.


Se você perguntar ao chatGPT ele vai te trazer essas informações (leia com cuidado):


A corda naval é frequentemente utilizada como meio de treinamento aeróbico por várias razões:

  1. Intensidade Variável: Você pode ajustar a intensidade do exercício com base na velocidade e na amplitude dos movimentos. Isso permite que pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico se beneficiem do treinamento com corda naval.

  2. Engajamento Muscular Total: O movimento de balanço da corda naval envolve muitos grupos musculares diferentes, incluindo braços, ombros, costas, núcleo e pernas. Isso resulta em um treinamento de corpo inteiro eficaz.

  3. Melhora do Condicionamento Cardiovascular: O treinamento com corda naval pode elevar a frequência cardíaca rapidamente, proporcionando um treino cardiovascular desafiador. Isso melhora a capacidade do coração e dos pulmões de fornecer oxigênio aos músculos durante atividades físicas.

  4. Queima de Calorias: O treinamento com corda naval é uma forma eficaz de queimar calorias devido à sua natureza intensa e ao envolvimento de múltiplos grupos musculares. Isso pode ajudar na perda de peso e na melhoria da composição corporal.

  5. Melhora da Coordenação e Equilíbrio: Manter o ritmo e a coordenação ao balançar a corda naval requer concentração e controle, o que pode ajudar a melhorar a coordenação e o equilíbrio ao longo do tempo.

  6. Baixo Impacto nas Articulações: Ao contrário de algumas formas de exercício aeróbico, como correr ou pular, o treinamento com corda naval é de baixo impacto nas articulações, tornando-o mais acessível para pessoas com lesões ou condições pré-existentes.


MAS O QUE A CIÊNCIA DIZ?

Veja esse estudo:

Alguns, autores encontraram maiores respostas de consumo de oxigênio na execução de um treinamento intervalado utilizando corda naval comparado a exercícios como "Burpee" ou exercícios tradicionais de força.


Veja esse outro estudo em relação ao efeito crônico desse meio de treinamento:


Esses autores acima, encontraram melhorias significativas do VO2máximo em 6 semanas tanto para homens quanto para mulheres, após eles realizarem um protocolo de HIIT 3 x por semana composto por 10 séries de 30 segundos com 60 segundos de pausa utilizando a Corda Naval.


Apesar de encontrarmos poucos estudos sobre esse tema na literatura científica, existem algumas sinalizações de que esse meio de treinamento pode auxiliar no desenvolvimento da capacidade aeróbica.


Um abraço e até o próximo post.

BRUNO TEOBALDO

 
 
 

2 comentários


adenilsondenys38
31 de mai. de 2024

Mas, qto a relação, “transferência”, ou algo q possa ter melhoras específicas para lutas, seja qual for, há ?

Curtir
Ideal Performance
Ideal Performance
02 de jun. de 2024
Respondendo a

Excelente comentário. Primeiro ponto, quando analisado os valores de consumo de oxigênio e lactatemia desse modelo de treinamento, encontramos valores semelhantes após lutas de Judô em competição, por exemplo. Então do ponto de vista metabólico, temos uma proximidade. Outro ponto interessante é que geramos adaptações aeróbicas utilizando o membro superior, algo que possui uma especificidade para lutas de agarre (Judô, Jiu-Jitsu, wrestling, MMA) oque naturalmente gera uma transferência para maior performance na modalidade. Outro ponto seria a demanda coordenativa no membro superior que também gerará um transferência para as lutas de agarre.

Curtir
bottom of page