top of page
Buscar

MEIOS DE TREINAMENTO - COMO DISTRIBUIR OS EXERCÍCIOS

O Meio de treinamento representa a combinação do exercício e do método utilizado. Existem três tipos de meios de treinamento: meios gerais, meios direcionados e meios específicos. A caracterização do meio como geral, direcionado e específico é determinada pela relação entre a estrutura do meio e a característica da modalidade. Dois fatores influenciam nessa classificação:

1 -A semelhança entre o exercício e os gestos utilizados na modalidade em questão;

2 – A semelhança entre o método de treinamento utilizado e as exigências da modalidade.


MEIOS GERAIS

Meios de treinamento que visam o desenvolvimento de capacidades gerais. Tais meios não contribuem diretamente para o desempenho esportivo do atleta. Esses meios desenvolvem o potencial básico de condicionamento. Representam aquelas atividades que não possuem características específicas da modalidade. Exemplo: um corredor de 100 m realizando treinos de força máxima no exercício agachamento.



MEIOS DIRECIONADOS

Meios de treinamento que visam desenvolver as capacidades físicas necessárias para a execução de meios específicos de uma determinada modalidade. Representam aquelas atividades que promovem adaptações direcionadas para o condicionamento físico predominante da modalidade. Exemplo: Um corredor de 100 m realizando treinos de Levantamento de Peso Olímpico. O LPO desenvolverá a potência muscular que será a base para uma corrida máxima de 100 m.



MEIOS ESPECÍFICOS

Meios de treinamento próprios de cada modalidade, que contribuem diretamente no aprimoramento do gesto esportivo específico a partir de uma reprodução da estrutura interna (via energética de suporte e padrão de recrutamento de unidades motoras) e externa (como velocidade de execução de amplitude de movimento) dos exercícios de competição.

 



Esse trecho inteiro acima foi retirado do Livro:

SAMULSKI, Dietmar Martin; MENZEL, Hans-Joachim; PRADO, Luciano Sales (Ed.). Treinamento esportivo. Editora Manole, 2013.

 

COMO ORGANIZAR ESSES MEIOS DE TREINAMENTO DENTRO DA PERIODIZAÇÃO?


Atuando como Preparador Físico de uma equipe de Judô, tenho me preocupado sobre como distribuir e progredir os exercícios do treinamento de força para os atletas.

No Judô, é necessário que os atletas tenham elevados níveis de força máxima para ações de disputa de “kumikata” (melhor posicionamento das mãos no kimono e controle do adversário) e para ações de controle do oponente na luta de solo.

É necessário que os atletas tenham desempenho de potência muscular elevado para que haja a projeção em si. Com um deslocamento rápido e forte do oponente em direção ao chão, não possibilitando a defesa e levando ao Ippon.

Por fim, é necessário que os atletas sejam velozes principalmente em membros inferiores, de forma a possibilitar deslocamentos rápidos que permitam o atleta se posicionar em vantagem em relação ao oponente.

Pensando nesses três pontos, força, potência e velocidade; precisamos organizar exercícios que atendam o desenvolvimento dessas características, encaixando-os em grupos gerais, direcionados e específicos dentro de uma periodização. Espera-se que em períodos de treinamento gerais, utilizemos mais exercícios gerais, enquanto em períodos  competitivos utilizemos mais exercícios direcionados e específicos.

Dessa forma, organizei dentro da característica do Judô a seguinte distribuição:

Quando quero enfatizar a força máxima utilizo meios de treinamento gerais que seriam os exercícios básicos (agachamento, supino, remada, stiff) e exercícios de LPO focado na fase de “Pull” ( Snatch high Pull, Hang High Pull, Mid Thigh Pull). Apesar de classificar o LPO como um meio de treinamento direcionado para o Judô, nessa fase, devido a intensidade utilizada (acima dos valores do potência ótima), encaixo esses exercícios como gerais.

Em fases de treinamento que enfatizar o desenvolvimento da potência muscular utilizo meios de treinamento direcionados, focando nos movimentos do LPO agora usando os movimentos tradicionais como “Snatch” e “Clean and Jerk” e alguns derivativos do LPO ( Snatch Balance, hang high Pull, Muscle Snatch, Muscle Clean, Split Jerk).

A pliometria e movimentos balísticos (arremessos de implementos) também são considerados meios de treinamento direcionados por desenvolverem a potência muscular bem como a velocidade. Dessa forma, utilizada também associada aos movimentos do LPO.

Os meios de treinamento específicos são utilizados em fases de desenvolvimento de potência e velocidade. Como meios de treinamento específicos utilizamos movimentos de “uchikomi” (reprodução da técnica do judô) com diferentes possiblidades de resistência (parceiro, elástico, pesos livres e máquinas).

Entendendo que a medida que modificamos a resistência externa (parceiro, elástico, pesos livres e máquinas), modificamos o ponto da curva força-velocidade que estamos estimulando.


VEJA O EXEMPLO NA IMAGEM ABAIXO:


Dentro dessa ideia de agrupamento dos exercícios por meios de treinamento, conseguimos organizar momentos dentro da periodização, onde damos maior ênfase a um determinado grupo de exercícios, sem perder de vista a necessidade de progredir do geral para o específico.


Até o próximo post,

BRUNO TEOBALDO

 
 
 

Comments


bottom of page